domingo, 3 de setembro de 2017

Análise semanal – Boku no Hero Academia #151


A inevitável sensação de vai dar merda que se aloja nesse arco.
Fala galera! E chegamos a mais uma análise semanal de Boku no Hero e, por hoje, nem vou me alongar muito nessa introdução; porém quero apenas deixar aqui frisado que manterei essa análise sendo publicada entre o final de semana a segunda (mesmo que o capítulo saía na quinta ou sexta).
Essa decisão é para, por enquanto, priorizar a organização do que ainda está atrasado e posts mais trabalhosos. Enfim, sem mais delongas, vamos ao capítulo que está bem surpreendente.

Capítulo #151 – Toogata Mirio

Primeiramente, quero abrir minha reclamação ao Kohei-sensei e dizer que fui enganado com esse título, pois nunca vi o capítulo ter o nome de um personagem termos o flashback em outro (mentira, vi sim, mas é só para render um rage inútil e inicial).
Em todo caso, o que dá para falar desse capítulo sem dar – muito – spoiler. Isso porque, creio eu que, deva ter pessoas que acompanham esses longos textos meus e estão paradas com sua leitura da versão semanal esperando as edições brasileiras do mangá. Mas, em todo caso, vou me abster a não revelar, mais do que uma análise deva fazer.
Então, começando: como todos se lembram – acredito eu – nosso último capítulo terminou com o Mirio agindo de modo heroico para salvar a Eri do Chisaki, Overhaul para os mais íntimos. E o capítulo da semana focou muito bem nessa questão, assim como mostrou um pouco o passado do vilão, nos deixando ver que ele já planejava agir do modo que age atualmente.
Além disso, mesmo com minha brincadeira para o título, devo dizer que gostei muito desse destaque para o Mirio. Mais especificamente, gostei de ver o quão determinado ele está par salvar a Eri e assim fazê-la ver que o mundo é um lugar melhor. Foi algo bonito ele dando esperanças para uma criança que é tratada apenas como arauto de desgraças. Que é vista, pelo próprio pai, como alguém que possuí o dom para gerar mortes.
Claro que isso me fez entender, ainda mais, o porquê o Mirio foi candidato ao All for One antes do Midoriya, pois ele transpira o que é um herói, ele passa a sensação de coragem, esperança e todo aquele discurso de heroísmo e, particularmente, depois desse capítulo ele só cresceu como símbolo de herói. Ele fez o que devia ser feito, em especial por saber que, se tivesse agido antes, nada disso teria chegado a esse ponto e ninguém precisaria se arriscar nesse nível.
Mudando um pouco o foco, quero falar um pouco também sobre o Overhaul e os membros da máfia dele, porque todos os membros ditos como principais apareceram, alguns tiveram suas histórias um pouco abordadas, mas o próprio Overhaul teve um destaque interessante nesse capítulo, em especial no flashback que descobrimos um pouco mais do passado dele – e quando digo pouco não é força de expressão. É aqui que começamos a ver que, desde sempre, ele não é muito de ter a honra de uma máfia relegada ao esquecimento e sim quer estar em evidência como alguém que é oposição aos heróis (veja bem, nem todos que se opõe aos heróis são vilões, isso dá uma variável gigante que eu, de coração, espero ver abordado algum dia no mangá).
Ele não é alguém que pensa pequeno e, para atingir seus objetivos, não liga de usar a própria filha. Sendo mais cruel, ele não liga de destruir toda e qualquer crença de salvação que a filha tenha. Chisaki usa de palavras duras com uma criança e destrói cada pedaço dela, assim como faz mais uso de ataque psicológico do que físico – até porque ele está lutando com alguém intangível, então é a melhor solução -, mas ele é um vilão que a cada capítulo mais me deixa interessado em ver o que ele poderá fazer de mais.

Fora isso, cabe falar que o capítulo acabou em um tom de vai dar merda MUITO GRITANTE, porque ele termina deixando evidente a possibilidade de termos um destino ruim – independentemente do nível – para o Toogata e agora ficamos na expectativa para o que o destino/Kohei reserva para o personagem. Porém, só saberemos dos planos na semana que vem.
Postar um comentário

Follow by Email