terça-feira, 24 de outubro de 2017

Editorial – Afinal, para que serve o editorial?

Hoje vamos sanar uma dúvida que permeia a mente de muitos e, talvez, elucidar uma das maiores questões da mente do editor-chefe!
Vamos lá, queria começar esse texto falando bonito ou sendo objetivo, mas estou há dias pensando nesse texto. Estou quebrando a cabeça para chegar a uma ideia que eu olhe e diga “nossa, isso foi realmente útil e sanador”, mas não consigo; sinceramente não sou esse tipo de pessoa... contudo, sou alguém que consegue fazer um tipo diferente de explicação; logo venha comigo nas próximas linhas e prometo, de algum modo, fazer você entender a maluquice que se passa na minha cabeça.
Primeiramente, quero deixar aquela explicação do que, na minha concepção, representa um editorial (ok, meio fugido do foco, mas é eu escrevendo): Ao meu ver ele serve bem como base para norteio, tanto do que está ocorrendo quanto do que seguirá a linha escrita/falada do blog/site/podcast/whataver por x período. É algo que tem que funcionar para ajudar no que virá a seguir e, em muitos momentos, servirá para ser guia do plano base daquela semana/quinzena/mês.
Sabendo que penso assim, é mais fácil entender o porquê escrevo isso. Porque eu gosto de ser sistemático. Ponto. É algo simples e básico que, para mim, sempre tem uma função maior dentro do que faço/do que trabalho e, em vários casos, consegui criar – ao menos – um texto sobre cada editorial.
Não falo que é uma tarefa fácil, em especial quando você é Paulo Ikari e tem um senso de faz-tudo e não para por nada (porque sim, ando cuidando do layout, social medias, criação de pauta, edição de imagens, elaboração de várias outras coisas, produções textuais e tal... é um trabalho longo, mas divertido. Detalhe, faço isso com os dois projetos que toco – que são onde esse editorial está postado.), mas é algo que – quando bem feito – dá uma satisfação dobrada. No caso desse aqui a satisfação está, tipo, triplicada, porque consegui explicar tudo no começo.
Outro ponto que quero esclarecer: O porquê de fazer esse texto agora (mais precisamente, são 0h28 do dia 23 de outubro e eu estou terminando esse texto)? Simples... porque acho que é interessante poder contar mais sobre todo processo de trabalho que eu tenho! Gosto de ter certo contato próximo com quem lê e deixá-los ver que há um cara (CHATO) à frente do trabalho, independente de tudo. É extremamente divertido quando tenho boas ideias e consigo passa-las para o papel; isso faz eu torcer para que, pelo menos um pouco, quem leu consiga absorver a ideia do que eu quis dizer e até mesmo indique os blogs para os amiguinhos.
Mais do que isso, quando leio comentários no blog fico feliz, pois noto que a galera está curtindo o trabalho feito. Claro que, de um modo geral, ainda tenho muito a melhorar e crescer; afinal não são quase nove anos de blogueiro que irão mudar algo, mas tento e vou adquirindo cada dia um pouco mais de humildade para avançar.
Por falar nessa palavra... creio que ela é a chave para todo esse texto, pois se não fosse eu reconhecer que há necessidade de explicar muitas coisas que as vezes só faço e deixo, provavelmente nada andaria aqui. Admito que, sim, já fui muito orgulhoso, sempre me pondo como alguém que sabe o que está fazendo e, devido a isso, já dei muito com a cabeça na parede. Já deixei muitas pessoas chateadas com minhas atitudes infantis e afins, mas desde que decidi carregar dois blogs (esse e o Casa do Raposo) passei a notar que o principal ponto para conseguir desenvolver é ter humildade para aceitar críticas e melhorar sempre que possível. Não que seja fácil, mas é necessário.
E depois de ter falado tudo isso, vou aos pontos que me motivaram a escrever isso que são:
  • 1º quero avisar que no decorrer desse resto de mês devo começar a escrever algumas coisas a mais, começando a sair apenas do foco animês e mangás e, enfim, começando a falar de cultura pop oriental de uma vez. Antes de qualquer questionamento, apenas posso dizer que é algo que sinto ser necessário, mas isso será encaixado paulatinamente;
  • 2º sim, teremos News no blog. Provavelmente nessa semana já começo a colocar (no caso hoje).
  • 3º sobre os links da amazon – nos reviews e tal – quero apenas dizer que faltou hombridade em mim para chegar e explicar o porquê antes, mas vamos falar direto e reto: é para monetizar/visar melhorias para o blog em si.

Enfim, creio que, no mais esses são os recados que precisam serem informados nesse momento. Vale mencionar que, ainda nessa semana, deve sair um editorial real/descente para vocês pegarem o espírito da coisa (ou a ideia que eu realmente tenho na cabeça). 
Postar um comentário

Follow by Email