quinta-feira, 7 de junho de 2018

News// Nidome no Jinsei wo Isekai de é cancelado

Esse é um claro exemplo de como nossas opiniões preconceituosas podem nos prejudicar

Esse é um tipico caso de notícia que eu posto só para alonga-la com um breve ponto de vista (ou para depositar meus 20 centavos na caixinha de opiniões sobre como não fazer cagada); então vamos aos fatos.
Há alguns dias surgiu uma polêmica na internet - polêmica essa que, até então, eu meio que estava com o "ok, vamos ver até onde isso vai" ligado -, tudo porque foi descoberto alguns tweets xenofóbicos do autor da light novel Nidome no Jinsei wo Isekai de (segundo pesquisei ele atende pelo pseudônimo de MINE) e aí, meus amigos, começou o auê, com justificativa. Nos tweets que foram encontrados haviam diversas mensagens de cunho preconceituoso contra chineses e coreanos, isso sem contar que no enredo há menção que o protagonista lutou na guerra sino-japonesa que ocorreu de 1937 até 1945 e matou vários chineses durante esse período e, além disso, também matou vários outros chineses até sua morte; que ocorre aos 94 anos e é quando ele reencarna no mundo fantasioso. 
Ok que eu resumi muito a parte do plot que os chineses acharam desrespeitoso, mas o fato aqui é que esse todo essa ideia xenofóbica pegou mal para o autor, pois pouco tempo após se iniciar as polêmicas - questão de dois dias, no máximo - o estúdio que produziria o animê da série (com estreia marcada para outubro) cancelou essa produção, ou seja, sem animê; maior prova disso é que o site oficial da animação já se encontra fora do ar. De quebra a empresa que é responsável pela distribuição da novel, simplesmente, cancelou a série de modo físico; logo não haverão novos volumes e nem reimpressão dos antigos.
O escritor informou, via twitter, que se arrepende das declarações preconceituosas feitas anteriormente e, completou, dizendo que retirou a light novel do site no qual ela era postada, pois irá revisa-la para voltar a lança-la.
Creio que, dá para dizer que, basicamente, o autor pode ter se arrependido de coração, porém o erro, tal qual suas consequências, já estão aí e o atingiram em cheio; isso prova que preconceito é errado de todas as formas possíveis e imagináveis e que, sim, não deve ser praticado em hipótese alguma, pois você terá que encarar o que vem junto com ele (que, são vários ônus para sua reputação e para reputação do que você carrega como legado).
O ocorrido também vale para salientar um ponto aqui, pessoas mudam de opinião, então o que pensamos em uma época pode não ser o que pensamos hoje, no caso aqui o autor só seguiu fomentando a mesma opinião por anos a fio e quando e quando deu ruim, viu que estava seguindo por um caminho errado e se arrependeu, agora é esperar os próximos capítulos dessa treta. 
Postar um comentário

Follow by Email