Primeira edição
do evento sob os cuidados da Maru Division nos prova que, sim, há
como tornar o evento marca registrada de julho maior e melhor; e isso
é excelente!
Como todos já devem
saber, há cerca de quinze dias ocorreu aquele que já é o evento
marca registrada do mês de Julho, que é o Animê Friends. Neste ano
tivemos o evento em um novo local, o Pavilhão do Anhembi – mais
conhecido por abrigar eventos como Bienal, Salão do automóvel e
afins.
Eu, Paulo Ikari,
estive por lá nos 4 dias de evento e vou comentar um pouco como foi
o evento e tudo que consegui acompanhar. Adianto, desde já, que
podem rolar várias interseções ao longo do texto, então peço
desculpas em caso de incomodo. Mas em todo caso, peguem suas
toquinhas e seus mupys e vamos nessa!
Acredito que, desta
vez, seja mais coerente eu começar com os parabéns a todos os
envolvidos, pois conseguiram nos entregar um evento que corresponde
as expectativas geradas. Quando digo isso falo de uma forma geral,
porque eles souberam trabalhar o hype que o evento carrega nas
costas, afinal de contas estamos falando de um evento que possuí um
nome forte dentro do circuito de eventos e precisa sempre se
reinventar.
Um ponto que o evento começa acertando é na renovação do público. Tínhamos vários pimpolhos andando pelo evento acompanhado de seus pais, irmãos e afins e isso mostra o quanto a Maru quer mostrar esse clima todos os públicos; sério foi legal ver isso, assim como foi bacana ver que eles demonstraram esse interesse quando divulgaram que os pequenos não pagariam entrada (desde que tivessem um adulto pagante junto, enfim). Esse é um ponto que, desde quando ensaiei para começar este texto, eu queria focar; muito disso porque eu acho que assim você renova seu público e gera interesse na criançada para que, futuramente, eles venham seguir indo e levando outros com eles.
Fora isso, tivemos
um evento melhor alinhado, se compararmos com o Ressaca, pois
souberam distribuir os auditórios e os palcos, deixando eles bem
localizados e sem problemas com relação a barulhos. Mais do que
isso, eles souberam trabalhar bem nas questões de atrações e
horários das mesmas, criando assim um evento dinâmico e que dava
para fazer tudo. Destaque especial para o auditório onde estava o
show da Hatsune Miku e do Ultraman – lá sempre estava lotado e os
ingressos para as atrações iam embora rápido demais!.
Ainda falando das
atrações, posso dizer que as do auditório foram bem distribuídas
e consegui acompanhar todas as palestras que queria (tem notícia das
palestras que acompanhei, que foram da JBC, NewPOP, Panini e
Crunchyroll), fora ver um pouco de alguns shows, isso conseguiu
comprovar que tudo fluiu bem e dentro que eles planejaram desde o
começo.
Outro ponto que vale
uma menção é as atrações que as editoras conseguiram levar para
seus estandes. Cada uma delas tinha seu próprio meio de atrair a
galera e interagir: A NewPOP com os painéis de suas obras (Kyubei
Gigante >>>>> os outros); a JBC com quizes, moto do
Kaneda, pockets shows, caricatura em mangá, demo do My Hero One
Justice e os mangás digitais; a Panini com suas gincanas interativas
e a exibição do primeiro episódio de Black Clover dublado (que
ocorreu no primeiro dia de evento e eu escreverei sobre). Claro que,
além disso, tínhamos a Bandai Namco com a demo do Jump Force, a
Comix com sua vasta gama de mangás e quadrinhos, o Crunchyroll com
um estande próprio onde você podia ganhar pôsteres dos animês que
fazem parte do catálogo do streaming.
Também tínhamos um
Artist Alley bem posicionado e com uma boa variedade de artistas;
nesse caso vale dizer que haviam muitas obras de qualidade e que
mereciam serem conferidas. Claro que vale mencionar que o local onde
deixaram foi bem pensado justamente por ser um local onde havia muita
transição e ajudava os artistas a terem seus trabalhos conferidos.
Cabe o parágrafo
para mencionar que, enfim, tivemos um ponto para o cardgame e
boardgame. Isso é extremamente positivo e foi algo que eu não havia
visto no Ressaca de 2017 e quando vi no Animê Friends fiquei feliz,
espero que nas próximas edições a equipe responsável mantenha
essa área e, se possível, até cogite a expansão.
Quando fui procurar
um banheiro ou um bebedouro, penei para achá-los e até tinha
sinalização, mas era uma sinalização que, de longe, não se via.
Já o cronograma, estava em dois locais – junto com o mapa do
evento -, mas só um eu via como certeiro (que era próximo a
entrada), mas acredito que seria legal deixar o cronograma do que
ocorrerá nos auditórios próximo aos mesmos. Claro que isso é uma
reclamação mais pessoal, todavia é algo que pode ajudar muito a
pessoa a se programar melhor quanto o que deseja acompanhar.
Mas no fim das
contas, posso dizer que este foi um Animê Friends que soube utilizar
o máximo de coisas possíveis em seu favor e, além disso, conseguiu
criar uma expectativa para as próximas edições do evento, assim
como gerou um hype para o que nos aguarda no Ressaca Friends deste
ano. Então, dá para dizer que o acerto foi bem maior desta vez e a
tendência, a meu ver, é que a Maru seguirá melhorando para nos
entregar um evento cada vez melhor.
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