sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Estante do Dollars - Bungo Stray Dogs #1

Os cães sem dono chegam ao solo brasileiro em sua versão quadrinizada

Todos que me conhecem a tempo considerável sabe que eu amo literatura de uma forma geral. Mais do que isso, sabem que, de uns tempos para cá, venho desenvolvendo uma afeição cada vez mais ao estilo narrativo da literatura nipônica e que esse amor me rendeu diversas obras interessantes ao longo deste tempo.
Contudo, posso adiantar que a obra de hoje só veio me ganhar quando o animê começou sua exibição na TV aberta (comentarei disso em outro momento mais oportuno). Após isso acabei virando alguém que realmente passou a valorizar esse mangá que traz consigo toda uma visão dos autores da terra do sol nascente. 
Sem mais delongas, hoje entra na "estante" a edição nacional de Bungo Stray Dogs. Então se acomode com um bom livro e vamos falar mais sobre a agência de detetive mais incomum que existe.

Sinopse oficial:
O jovem Atsushi Nakajima chega a Yokohama após ser expulso do orfanato e ajuda um homem que tentava suicídio em um rio. O nome deste homem é Osamu Dazai, responsável por casos violentos na “Agência de Detetives Armados”, grupo de investigadores com habilidades sobrenaturais. Dazai estava justamente buscando pistas sobre o escândalo do tigre devorador de humanos que andava aterrorizando a cidade quando Atsushi o encontrou. Atsushi Nakajima, que está ligado ao tigre devorador de humanos, acaba sendo forçado por Dazai a acompanhar as investigações. Tendo Yokohama como cenário, este é o início da batalha sobrenatural dos grandes escritores literários.

Comentários gerais:


Ler mangá Bungou Stray Dogs - Capítulo 01 online

Escrito por Kafka Asagiri e ilustrado por Harukawa35Bungo Stray Dogs é publicado na Young Ace, da Kadokawa Shoten, desde 2012 e conta, até o presente momento, com 16 volumes encadernados. Além disso, a série também possuí adaptação animada com duas temporadas de 12 episódios, um OVA e um filme para cinema (sem contar que a 3ª temporada do animê já foi anunciada).
Com relação ao animê, nem irei me estender muito neste texto, pois pretendo escrever textos específicos para as temporadas e para o filme, logo o foco maior deste texto é o mangá da obra, mais precisamente o volume 1, que foi lançado neste mês pela Panini Comics.
Começando pelo básico, posso dizer que esse é aquele tipo de mangá que consegue surpreender e cumprir a contento o que se propõe desde seu primeiro momento, pois consegue carregar um bom ritmo de desenvolvimento do enredo. O Kafka consegue criar um enredo linear e eficaz, em especial no que se refere a apresentação e integração de personagens à trama.
Dá para mencionar que os personagens são bons condutores da trama, em especial no que se refere a traumas passados e desenvolvimentos dos mesmos. Nosso protagonista é um bom exemplo disso e, apesar da falta de uma melhor abordagem neste início, funciona muito bem para nos guiar por toda apresentação ao seus companheiros da agência. Além disso dá para falar que todos aqui possuem uma química incrível e o roteiro favorece muito essa interação, gerando assim uma trama que consegue atrair atenção e gerar aquele senso de apego as personagens que lhe são apresentadas.

Ler mangá Bungou Stray Dogs - Capítulo 01 online

Também é válido mencionar que o roteiro é esperto nas referências literárias, pois tanto os personagens quanto suas técnicas se baseiam nesse ponto. Sendo assim temos uma obra que consegue trabalhar bem as personas das pessoas celebres que dão vida ao personagem fictício. Devido a isso temos, por exemplo, um Osamu Dazai que, mesmo com todo seu carisma, carrega consigo o trejeito suicida de sua contraparte real; claro que além desse exemplo temos diversos outros e todos carregam muito de sua persona na vida real e isso agrega bastante para quem é caça referência e deseja conhecer mais sobre as contraparte daqueles personagens da ficção.
Quanto a arte, posso dizer que o Harukawa35 (SanGo) é extremamente eficiente e consegue gerar uma boa condução de narrativa, sendo bem trabalhada de uma forma geral. Também é importante citar que ele sabe fazer enquadramentos que te prendem e despertam aquela curiosidade para a virada de página. 

Ler mangá Bungou Stray Dogs - Capítulo 03 online

Em suma, temos aqui uma junção de roteiro e arte que funciona de uma forma excepcional e que sabe explorar o potencial que possuí. Claro que nem tudo não flores e, em alguns momentos, temos a impressão que o roteiro peca e não explora todas as possibilidades de aprofundamento da trama neste primeiro momento, mas ainda assim não é algo que prejudique a diversão em um todo, pelo contrário, até ajuda a instigar a curiosidade em seguir acompanhando.
Com relação a edição nacional, conforme dito no início do texto, ela é publicada pela Panini Comics desde este mês de Dezembro e terá periodicidade bimestral. A obra segue os padrões da editora atualmente, possuindo tamanho 13,7 x 20 cm em papel offwhite, com páginas coloridas. Sendo bem franco está uma edição bem feita e sem problemas na colagem (como o volume 1 de Boruto e Dragon Ball Super) e, baseando-se que este é o padrão básico da editora, dá para dizer que está algo bem feito. 
O preço de capa é R$ 21,90, porém dá para encontrar mais em conta em sites como a Amazon ou, até mesmo, na própria loja da Panini (tendo em vista que há momentos que eles dão descontos por lá).

Afinal, porque está na estante?


Ler mangá Bungou Stray Dogs - Capítulo 04 online

Sendo bem franco, posso dizer que esse foi um mangá que acabei lendo por curiosidade e, quando notei já estava curtindo bastante o suficiente para querer colecionar a obra; claro que muito disso se deve ao meu amor por literatura e pelo tanto que a obra agrega nos conhecimentos neste ramo (eu friso esse ponto, porque até o glossário da edição nacional indica quais autores já foram publicados por aqui). 
Além disso é uma obra que tem um ritmo tão gostoso de acompanhar que vale o tempo que se gasta lendo. Admito que Bungo Stray Dogs merece um lugar especial na estante e, mais do que isso, consegue ser uma surpresa bem agradável de uma forma geral; porém, nem tudo é perfeito e eu não recomendo a obra para quem não consegue curtir algo que se desenvolve em um ritmo mais neutro. Porque não há urgência em explicações e, ao mesmo tempo, não há lerdeza para detalhes, é tudo assim feito em um ritmo normal e que não prejudica as respostas que precisam serem dadas ao longo da trama.
No mais, recomendo a obra para quem já conhece a série ou quem deseja ver algo com ação e personagens que sustentem um imenso carisma. Garanto que você não se arrependerá.

Ficha Técnica:

Bungo Stray Dogs #1 (Panini)
Autores: Kafka Asagiri (roteiro) & Harukawa35 (arte)
Formato: 13,7 x 20 cm
Nº de Págs: 192 páginas
Preço: R$ 22,90
Onde Comprar: Amazon
Postar um comentário

Follow by Email