domingo, 30 de dezembro de 2018

Estante do Dollars - Eden's Zero #1

A aventura especial de Hiro Mashima

Sinceramente, devo admitir duas coisas: 1º não sou lá o público alvo de mangás Sci-fi; e 2º não consigo engolir a forma como Hiro Mashima utiliza o poder da amizade nas narrativas de Shonen porradinha. Maior prova disso é que a obra que entra na estante hoje possuí esse defeito, porém consegue se sobressair com uma narrativa que me motivou a completar a leitura do volume inicial.
Hoje irei falar sobre Eden's Zero e de como um mangá de porradinha para meninos pode ser divertido, mesmo que de forma limitada. Então peguem suas naves espaciais e vamos nessa!

Sinopse Oficial:
Quando o acaso vira o inevitável, isso se torna o Destino… Shiki Granbell, um garoto que morava no Reino de Granbell junto com robôs chamados bots, tem um encontro inusitado com os primeiros visitantes em 100 anos em seu planeta: a criadora de conteúdo Rebecca e o gato azul Happy. Os três logo se entendem e ficam amigos… Este pequeno encontro irá mudar o futuro do trio!! Este é o começo da grande aventura espacial fantástica de Shiki, Rebecca e Happy!!


Considerações gerais:


Imagem relacionada

Escrito e ilustado por Hiro Mashima, Eden's Zero começou sua publicação na Weekly Shonen Magazine, da Kodansha, em Junho de 2018 e, até o momento, conta com 2 volumes encadernados, seguindo em publicação. Vale relembrar que a obra é publicada em outros 6 países simultaneamente, em formato digital; dentre esses países tem o nosso amado Brasil, onde a obra saí pela Editora JBC.
Admito que há certo tempo tenho um problema para aceitar a linha narrativa que o Hiro Mashima impôs em Fairy Tail, pois, ao meu ver, ele carrega muito friendship power no enredo e isso, de uma forma geral, empobrece sua narrativa como um todo. 
Devido a isso acabei não lendo Eden's Zero quando o mesmo saiu por aqui em formato digital e só cogitei esta possibilidade quando o mesmo foi lançado em formato físico por aqui. Então, após a leitura do volume físico dá para traçar alguns comentários mais diretos com relação ao que realmente é acerto e erro nesta obra; mais precisamente, dá para evitar desqualificar a obra por algo que ela não é.

Resultado de imagem para eden's zero manga

Devo deixar claro, desde o primeiro momento, que esta é uma obra que ainda carrega essa essência roteirística que o Mashima parecer querer trilhar para suas obras, com um teor mais voltado para amizade e evolução dos protagonistas em cima dessa fortificação de verdadeiros amigos. Contudo aqui ele faz isso de uma forma que consegue gerar um interesse inicial e cria uma narrativa que flui bem o suficiente para você se pegar com um sorriso durante a leitura. 
O roteiro é bem arroz com feijão e sabe ser isso sem aspirar ser excessivo ou ser grandioso demais; ele apenas se contenta em seguir como uma imensa aventura ao longo do espaço acompanhando nosso trio protagonista e isso, por si só, já é demais; afinal funciona e faz o leitor se envolver com o enredo apresentado. Indo além, ele nos faz querer ver até onde isso vai, pois ficamos a espera de algo que supere qualquer expectativa (ou falta dela).
Com relação aos desenhos, dá para comentar que a arte do Mashima segue excelente e bem nível do que os volumes finais de Fairy Tail nos mostraram, porém é sempre importante salientar que o autor é muito competente na hora de criar layout para as batalhas. É nesses momentos que vemos o quão habilidoso o Hiro é; assim como temos um vislumbre do quanto ele evoluiu nesse tempo desenhando B-Shonen.
Porém é sempre importante mencionar que um dos charmes da obra são, sem dúvida alguma, os mascotes que o autor cria. Em Eden's Zero nós temos o Happy e o Plue, sendo que o primeiro é parte integrante da trama, já o segundo aparece em dado momento do volume mais como easter egg do que como presença fixa (o que é bom né, já pensou ter de seguir com dois mascotes na história inteira...)
Como dito anteriormente, a obra é lançada em formato digital semanalmente pela Editora JBC e a mesma editora lançou o volume 1 da série neste mês de Dezembro. O material, que é exclusivo de livrarias e comic shops, possuí um acabamento bem legal tendo formato  13,2 cm x 20 cm em papel LuxCream e com um total de 192 páginas; o preço de capa do mangá é de R$ 23,90.

Afinal, porque está na estante?


Resultado de imagem para eden's zero manga

Acredito que seja necessário ser feita a devida justiça aqui, pois Eden's Zero é um mangá que, mesmo sendo um Battle Shonen básico, consegue entreter e vale o tempo desprendido para acompanhamento da obra. Por mais que tente negar isso, o autor conseguiu criar algo que realmente efetivo dentro da fórmula.
Lembro bem que na época em que escrevi sobre Hitman (do Seo Kouji, inédito por aqui), comentei que tanto Eden's Zero quanto Orient (da Shinobu Ohtaka) não me chamaram tanto atenção; porém, após leitura, posso afirmar que a obra do Mashima consegue se sustentar e ser algo que vale a pena a leitura, mesmo que seja apenas pela diversão.
Agora, posso adiantar que se você não curte a vibe empregada pelo autor em suas obras, fuja com toda convicção, pois não será este mangá que mudará sua concepção sobre nosso mangaká que trabalha em um nível hercúleo. Contudo, se você já é fã dele ou quer conhecer algo sem compromisso, fica a indicação de mestre. Garanto que você se divertirá muito com as aventuras de Shiki, Rebecca e Happy.

Ficha Técnica:
Resultado de imagem para eden's zero mangaEden's Zero #1 (Editora JBC)
Autor: Hiro Mashima
Formato: 13,2 x 20 cm
Nº de Págs: 192 páginas
Preço: R$ 23,90
Onde Comprar: Amazon

Nenhum comentário:

Follow by Email