sexta-feira, 22 de março de 2019

Review - Dark Metrô


Terror através dos trilhos

Obs: Review, originalmente, de 2012/2013 (Então há uma certa revisão, porém mantive as info conforme escrevi na época).

O terror sobrenatural sempre é algo que atraí o grande público, isso é um fato inegável. Tudo que possua em seu enredo envolvimento de fantasmas e similares chama atenção e dá dinheiro, prova disso é o sucesso de filmes como Invocação do Mal, Atividade Paranormal, Annabelle (Okay, talvez muitos digam que nesses filmes as entidades são demônios, mas todos entenderam onde quero chegar). Óbvio que com os mangás isso não seria diferente, prova disso é inúmeros mangás de terror envolvendo alguma coisa macabra, mas hoje vou apresentar para vocês um mangá com essa estética, porém com uma ambientação bem curiosa. 
Bem queridos leitores, peguem o próximo metrô, se acomodem, pois a resenha de hoje é sobre Dark Metrô.

Sinopse (via site da New Pop):
O que repousa sob as profundezas do metrô de Tóquio é mais assustador do que se imagina. Nos subterrâneos há um lapso entre este mundo e o mundo dos mortos, e o misterioso Seiya será o seu guia. Nesta tensa coleção de histórias, acompanharemos estranhos contos de morte e assombração que surgem deste horrível universo de trevas, onde jovens inocentes caem vítimas de almas rancorosas que povoam as linhas de transporte da cidade.

Considerações:
Escrito por Tokyo Calen e ilustrado por YoshikenDark Metrô é um mangá em três volumes que foi publicado, primeiramente, nos EUA e Canadá pela Tokyopop no ano de 2008 e no mesmo ano chegou ao Brasil pela NewPOP Editora.  Cabe a menção que a obra foi uma das primeiras trazidas pela editora e que hoje em dia é raro conseguir achar as primeiras edições, não que seja impossível, mas é um trabalho meio árduo.
Dizer que a obra é só mais um terror, seria uma ofensa a ela sem tamanho, pois tudo que nela é apresentado é de um jeito que fica diferente do famoso mais do mesmo. O Plot é, basicamente, simples e pode ser compreendido até por quem ler apenas um dos volumes e isso ajuda muito quem procura uma obra que não precise de uma trama 100% amarrada e cheia de viradas de roteiro. Claro que as pessoas que lerem todos os volumes terão entendimento pleno sobre o protagonista e o porquê dele ser alguém que ajuda as pessoas quando é preciso.

Imagem relacionada

Por falar em protagonista e plot, cabe a necessidade de explicar que o Seiya (protagonista) é um personagem que apenas observa a situação e ajuda quando há necessidade real. Há capítulos no mangá que ele apenas vê o desenrolar da situação sem mover um dedo para ajudar, há outros que ele acaba por intervir e ajudar a pessoa que necessita e aí que está parte da graça de Dark Metrô, pois você passa a notar que ele só ajuda as pessoas que não merecem o castigo que lhes é aplicado, como no primeiro capítulo que a personagem fica presa na estação do metrô e se vê assombrada por espíritos vagas e pela alma de uma ex-colega de curso que se suicidou na linha de metrô.
Outro ponto legal a se analisar é o fato que boa parte das histórias se passa em estações de metrô, tal como todos os capítulos recebem como título o nome de uma estação japonesa metroviária. Logo é fácil para os leitores se situarem em alguns momentos, isso sem contar o bate-papo que os autores têm em alguns volumes e mostra bem o quanto eles são medrosos. 
Nossa versão, como eu já disse lá no começo, saiu pela NewPOP em 2008, nos primórdios da editora. Posso dizer que a versão lançada ficou bem legal possuindo capa cartonada, papel pisa-brite e um preço bem acessível para quem estivesse a fim de conhecer a obra. A tradução está bacana e bem fluída, para uma obra de começo da editora, ela está em um padrão bem feito e produzido. Antes que eu esqueça, o valor cobrado por cada edição quando saiu, era R$ 10,00.

Considerações Finais:
Se depois de tudo que você leu nessa resenha, você ainda não ficou tentado a comprar, te aconselho a correr atrás e ler pelo menos um capítulo que após isso é mais que certeza de compra. A obra é altamente indicada para quem gosta de terror de modo geral e quer algo que saiba aproveitar o comum de um modo único e divertido. 

Ficha técnica:

Resultado de imagem para Dark MetrôDark Metrô 1 ao 3
Autor: Tokyo Calen e Yoshiken
Editora: NewPOP
Formato: 12,7 x 18,9 cm
Páginas: 176 páginas
Preço: R$ 10,00
Completo em 3 edições

Nenhum comentário:

Follow by Email